Páginas

segunda-feira, 28 de dezembro de 2015

Preciso ser Perfeita?





   Muitos de nós amamos a perfeição, mas não sabemos. Queremos que tudo saia como manda o figurino. Quando entramos num projeto passamos dias e horas planejando como tudo deve sair de forma perfeita, sem falhas. A perfeição nos atrai e seduz prometendo-nos plena felicidade e satisfação que só ela pode oferecer.
   Mas... Parece que a vida não funciona bem assim. Apesar de muito planejamento, os projetos falham em algum ponto. A perfeição é mui admirada e desejada, porém, parece impossível de alcançá-la.
   Quando desejamos a perfeição em demasia começa um ciclo de frustração que não acaba mais, pois sempre desejamos aquilo que é impossível para pecadores e possível apenas para o único homem que viveu sem pecado: Jesus Cristo. Ele foi o único capaz de viver uma vida perfeita em tudo o que dizia, fazia e pensava. Que sonho! Que privilégio!
   Mas a notícia não pára por aí. Jesus viveu esta vida perfeita em nosso lugar e, além disso, sua vida foi imputada em nosso lugar. Quando Deus olha para nós olha por intermédio de Jesus, e Aquele que desejava que tivéssemos uma vida perfeita conquistou seu desejo enviando Seu Filho para viver esta vida perfeita em nosso lugar.
   Um dos maiores malefícios do perfeccionismo é que desejamos ser perfeitos à vista dos Homens e não de Deus. É uma idolatria. Pensamos que se alguma coisa não der certo alguém pode nos criticar e nos ridicularizar. Há um ciclo de medo, culpa e vergonha. Porém somos chamados para agradar a Deus e amar ao próximo. Esta é a cura do Evangelho. Este é o Poder Curador. Ele coloca nosso coração no lugar certo, e nos oferece a liberdade e a plena satisfação que o deus Perfeccionismo tanto nos oferece e não pode cumprir. Louvado seja Deus pelo Perfeito Cristo Jesus. A Deus toda a glória.

“Mas vós sois dele, em Cristo Jesus, o qual se nos tornou, da parte de Deus, sabedoria, e justiça, e santificação, e redenção”
1 Coríntios 1.30

“Que diremos, pois? Que os gentios, que não buscavam a justificação, vieram a alcançá-la, todavia, a que decorre da fé; e Israel, que buscava a lei de justiça, não chegou a atingir essa lei.”
Romanos 9. 30-31

“Porquanto, desconhecendo a justiça de Deus e procurando estabelecer a sua própria, não se sujeitaram à que vem de Deus. Porque o fim da lei é Cristo, para justiça de todo aquele que crê”
Romanos 10. 3-4

__________________________________________________________

Para um estudo mais profundo e edificante do assunto veja o livro Perfeccionismo: Quando a vida não se encaixa, de Amy Baker, Editora Nutra Publicações.




quarta-feira, 23 de dezembro de 2015

Como você utiliza o tempo?


“Ensina-nos a contar os nossos dias, para que alcancemos coração sábio” (Salmos 90. 12)
   “O tempo vale ouro!” é o que escutamos quase que constantemente daqueles que tem uma agenda bem apertada. Compromissos no trabalho, na Igreja, na família, e em muitos outros setores da vida preenchem nossa agenda durante todo o ano, de forma que quando chegamos nesta época sempre dizemos: Como o tempo passou rápido!
   Porém, também temos o outro extremo. Existem pessoas que não fazem nada. Elas simplesmente fazem da música “Deixa a vida me levar, vida leva eu...” sua trilha sonora principal. Acordam tarde, passam bastante tempo nas redes sociais, não estudam, não trabalham, não são produtivos.
   Você já parou para pensar como você utiliza seu tempo? Muitas vezes não gostamos de nos avaliarmos, porém veja este momento como uma oportunidade que Deus lhe dar para começar a encarar seu tempo de forma piedosa. Vejamos alguns princípios de como podemos aproveitar nosso tempo para a glória de Deus:

1. Programe seu dia
   Para este primeiro tópico você precisará de uma agenda. Nesta programação coloque momentos de atividades essenciais e também de descontrações.

2. Priorize seu momento com Deus.
Para começar a organizar seu tempo de forma piedosa, veja como você poderá separar um momento todos os dias a fim de estar a sós com Deus. As atividades espirituais devem sempre estar em prioridade. Veja o que Jesus disse à Marta quando esta questionou sua irmã sobre suas prioridades:

Respondeu-lhe o Senhor: Marta! Marta! Andas inquieta e te preocupas com muitas coisas.
Entretanto, pouco é necessário ou mesmo uma só coisa; Maria, pois, escolheu a boa parte, e esta não lhe será tirada.
(Lucas 10. 41-42)

3.Inclua atividades para seu crescimento espiritual
   Aqui inclua leituras de bons livros, vídeos de bons pregadores e teólogos, programas edificantes, e outros mais. Não perca muito tempo com facebook, twiter, instagram, e outras redes sociais. Deixe estes para os momentos de descontrações, que devem ser controlados e colocados como não prioridades. Você precisa das atividades de crescimento espiritual porque deliberadamente você deve crescer na “... graça e no conhecimento do nosso Senhor e Salvador Jesus Cristo” 2 Pedro 3. 18 a.

4. Faça coisas interessantes.
   Ajude o próximo, seja voluntário em alguma instituição, sirva à igreja. Ou seja, faça coisas interessantes e relevantes. Seja uma pessoa interessante. Use seus dons e talentos para expansão do Reino de alguma forma. Seja Jesus na vida das pessoas. Glorifique a Deus. Seja uma benção!

   Foram dicas interessantes, você não acha? E agora, como você vai aproveitar seu tempo? Ore ao Senhor por sabedoria a fim de conseguir utilizar seu tempo para a glória de Deus. Arrependa-se pelo mau uso já feito e comprometa-se a agradar ao Senhor por meio do uso diligente do tempo. Deus lhe abençoe.