Páginas

segunda-feira, 29 de fevereiro de 2016

Não sai da minha cabeça! Pensamentos maus, tentações, e outras perturbações!

      

      Todos nós já tivemos momentos de grandes lutas com nossos pensamentos. Muitas vezes é aquela imagem indesejável que vimos sem querer. Outras vezes é aquela música chata que seu vizinho colocou o dia todo para escutar e você sem querer aprendeu toda. Existem também aquelas tentações que não lhe deixam tão cedo, como a ansiedade, medo, ira, etc. E também tem aqueles pensamentos que são fruto de ações pecaminosas; arrependemos-nos, mas eles ainda continuam lá. Você não quer, você não deixa, mas eles não pedem licença. Com o passar do tempo, você se ver desesperado e despreparado no lidar com tais perturbações.
   Temos más e boas notícias quanto ao assunto. A má notícia é que enquanto tivermos neste mundo iremos lutar contra estes pensamentos. As Escrituras dizem que “Enganoso é o coração, mais do que todas as coisas, e desesperadamente corrupto; quem o conhecerá?” (Jeremias 17.9). Não espere que seu coração libere apenas coisas boas por que isto não vai acontecer. A lista das Obras da Carne em Gálatas 5. 19-21 nos lembra bem desta triste realidade. Além disso, temos Satanás que, constantemente, atinge-nos com seus dardos inflamados incentivando-nos a ter pensamentos impuros que tem como objetivo impedir a progressão de nossa santidade.
   As Escrituras deixam bem claro esta luta que travamos:

Porque nem mesmo compreendo o meu próprio modo de agir, pois não faço o que prefiro, e sim o que detesto. Ora, se faço o que não quero, consinto com a lei, que é boa. Neste caso, quem faz isto já não sou eu, mas o pecado que habita em mim. Porque eu sei que em mim, isto é, na minha carne, não habita bem nenhum, pois o querer o bem está em mim; não, porém, o efetuá-lo. Porque não faço o bem que prefiro, mas o mal que não quero, esse faço. Mas, se eu faço o que não quero, já não sou eu quem o faz, e sim o pecado que habita em mim. Então, ao querer fazer o bem, encontro a lei de que o mal reside em mim.
Romanos 7. 15 -21

Digo, porém: andai no Espírito e jamais satisfareis à concupiscência da carne. Porque a carne milita contra o Espírito, e o Espírito, contra a carne, porque são opostos entre si; para que não façais o que, porventura, seja do vosso querer.
Gálatas 5. 16-17

   Porém, a notícia não pára na parte ruim, pois tem a parte boa também: O Evangelho alcança nosso coração! Sim, Deus tem a solução para estes pensamentos. A cruz é suficiente. Não precisamos ficar atolados em nossos pensamentos e cair em desesperança. Deus tem a solução.
   O apóstolo Paulo, no mesmo capítulo em que fala sobre a sua luta terrível contra a carne, nos diz:

Desventurado homem que sou! Quem me livrará do corpo desta morte? Graças a Deus por Jesus Cristo, nosso Senhor. De maneira que eu, de mim mesmo, com a mente, sou escravo da lei de Deus, mas, segundo a carne, da lei do pecado.
(Romanos 7. 24-25)

   Cristo é a solução. Ele nos garante a vitória sobre o domínio do pecado em nosso coração. Vejamos mais um texto:

Digo, porém: andai no Espírito e jamais satisfareis à concupiscência da carne... Mas, se sois guiados pelo Espírito, não estais sob a lei... E os que são de Cristo Jesus crucificaram a carne, com as suas paixões e concupiscências.
(Gálatas 5. 16, 18, 24)

   Se temos o Espírito Santo de Deus em nossa vida temos a garantia que podemos crucificar nossa carne e ser controlado por Ele. Mas... como isto funciona na prática?
   Como já deixamos bem claro, estamos travando uma batalha. Com isso, entendemos que não vai ser fácil controlar muitas vezes a mente. É uma luta!E toda a luta requer esforço e diligencia.
     Primeiramente, devemos orar ao Senhor, pedindo que Ele nos livre o quanto antes destes maus pensamentos. Acheguemo-nos diante do trono de sua graça para que alcancemos libertação (cf. Hb. 4. 14-16). Jesus sabe o que sofremos, por isso ele pode nos socorrer.
   Em segundo lugar, você deve renovar a sua mente. Para acabar com estes pensamentos ruins você deve colocar pensamentos bons (cf. Romanos 12. 1-2; Fp 4.8;). Pense no amor de Deus, memorize versículos, cante louvores... enfim, medite em coisas boas e santas.
    Em terceiro lugar, fuja. Fuja de situações que facilitem os maus pensamentos. Corte radicalmente aquilo que te faz pecar (Mt. 18. 7-9). Se olhar o facebook lhe induz a ter pensamentos maus, não o acesse por um bom tempo. Se algum programa de TV, por mais inocente que seja, lhe faz lembrar momentos maus em sua vida, mude de canal. Se passar por uma rua lhe faz lembrar-se de momentos ruins e pecaminosos, mude a rota. Fuja dos tentações. Fuja do Pecado.
   Que o nosso Deus, dono de toda a graça e misericórdia, lhe ajude na batalha de sua mente, e lhe conceda graça em ocasião oportuna. Deus te abençoe!

Akysa Santos